A RegiãoDestaques

Batistas constroem belo legado no sul da Bahia há 124 anos

0

A bela história dos Batistas na região Sul da Bahia já tem 124 anos, quando chegaram em 1898, ao rio Salsa, município de Canavieiras. Atraídos por uma carta que pedia esclarecimento sobre os Evangelhos, deixam um belo legado de evangelização e trabalhos sociais.

O missionário americano Zacharias Clay Taylor, enfrentou uma longa jornada por navios e canoas, pregou a Palavra e realizou os dez primeiros batismos. Dois anos depois, era organizava a Igreja Evangélica Batista do Salsa. Assim começou a história da chegada dos Batistas em terras grapiúnas.

Para encontrar esta origem, as historiadoras Janete Ruiz de Macedo, da UESC e Almiranice Cidade Araújo, do Seminário Teológico Batista do Nordeste-SBTNe, realizaram uma exaustiva pesquisa nas atas das igrejas e em jornais, como O Jornal Batista, de circulação nacional, fundado em 1901 e A Voz do Sul, que circulou no sul da Bahia no período 1923 a 1940.

As duas pesquisadoras participaram da mesa redonda “Os Batistas chegam à região Grapiúna”, coordenada pelo Professor Aurélio Macedo, presidente da Associação de Beneficência e Cultura Teosópolis.

150 ANOS DE BRASIL

O primeiro grupo de Batistas chegado ao Brasil veio fugindo da guerra de secessão americana, em 1871. Eles se fixaram em Santa Bárbara do Oeste, em São Paulo, onde organizaram a primeira igreja batista em solo brasileiro. A segunda igreja foi criada em 1879, no atual município de Americana, em São Paulo.

Chegaram à Bahia e fundaram, em 15 de outubro de 1882, a primeira Igreja Batista. Ela apresentou, ainda, a controvérsia historiográfica sobre a data da instalação do trabalho Batista no Brasil.

Janete Macedo revelou as figuras de Cecília Bittencourt, que iniciou o trabalho batista no Pontal de Ilhéus, e do Pastor João Isidro de Miranda, missionário-itinerante que pregava, evangelizava e distribuía Bíblias pelos municípios de Ilhéus e Itabuna.

Em 1913, Cecilia organizou a primeira Escola Bíblica e, em 1915, com o auxílio do Pastor Isidro, instalou a Congregação do Pontal, que dois anos mais tarde se transformou na Igreja Evangélica Batista do Pontal, igreja-mãe da atual Primeira Igreja Batista de Ilhéus.

MÃE DA IBT

No mesmo ano foi organizada a Congregação Paty Verde localizada em Ribeirão das Canoas, hoje Itajuípe. Dois anos depois essas duas congregações se organizam em igrejas. Com 20 membros, foi criada em 1917 a Igreja Evangélica Batista de Ribeirão das Canoas, na atual Itajuípe. Esta é a mãe da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna.

Um ano depois a Congregação de Macuco, atual Buerarema também foi organizada como igreja e, em 1920, foi a vez de Itabuna passar pelo mesmo processo. Foi fundada em Itabuna a Primeira Igreja Batista de Itabuna, instalada na Rua Rui Barbosa. Os pastores que deram continuidade à presença Batista na região foram José Lúcio Pereira, Isidoro Cândido Pereira e Antonio Deraldo da Silva.

TRABALHO SOCIAL

Os Batistas são conhecidos pelo intenso trabalho social. Em Itabuna, a Igreja Batista Teosópolis, com o apoio da Associação de Beneficência e Cultura Teosópolis (ABCT), tem uma forte atuação na comunidade, desenvolvendo vários projetos.

Mantém há 10 anos o Projeto Cabra-Macho, ação voltada à saúde do homem, onde são oferecidos gratuitamente exames de detecção do câncer de próstata, com acompanhamento. É considerado o maior do Brasil, foi idealizado pelo pastor Hélio Lourenço, já falecido, e envolve 250 voluntários, além de profissionais de saúde. A IBT desenvolve também ação voltada aos idosos, mantendo o Centro de Convivência do Idoso “Hilton Alves de Medeiros”, conhecido como “Casa do Vovô”.

No campo educacional, a Igreja mantém o Instituto Teosópolis, em parceria com o município, oferecendo educação fundamental gratuita, além do Colégio Batista de Itabuna, que oferece o ensino infantil, fundamental e médio. Conta também com o Acampamento Teosópolis, em Ilhéus.

MAIS AÇÕES

A Teosópolis desenvolve também o Projeto Morar Melhor, para a construção e recuperação de moradias voltadas a pessoas carentes. Durante a enchente no final de 2021, ajudou centenas de famílias, com alimentação e doações de produtos.

Recentemente a IBT entregou à comunidade dois novos equipamentos: O Centro Cultural Teosópolis “Cacilda Lourenço Silva”, espaço ligado a cultura e as artes. O local abriga o Centro de Memória Teosópolis, fundado em 2013, e a Escola de Música Sacra de Itabuna – Emusita, com 34 anos de existência.

No aniversário da cidade, a IBT entregou o Complexo Social Teosópolis Professora Agenilda Palmeira Ramos, formado pelo Ambulatório Teosópolis, para atendimento gratuito à população, e o Mercado Solidário, para fornecimento de alimentação e a sede da ABCT – Associação de Beneficência e Cultura Teosópolis.

EVANGELIZAÇÃO

Além do sermão religioso, pastorais de ofício, a Igreja promove, há 31 anos, o Encontro de Casais com Cristo, destinado a promover a melhoria da relação espiritual dos casais. Para jovens, conta com o Ministério Teen, a Liga Teen e o Encontro de Jovens com Cristo, que desenvolvem ações voltadas aos jovens e adolescentes.

com informações da IBT

Compartilhe no WhatsApp

Jerônimo avança e já empata com ACM Neto, diz pesquisa

Previous article

Aula, também, é fora da sala para estudantes de Biologia da Uesc

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *