A RegiãoDestaques

Ai, “sangue bom” de Itabuna, o Banco de Sangue da Santa Casa espera doadores

0

Para trazer de volta vários doadores que sempre ajudaram a salvar vidas em Itabuna, o Banco de Sangue da Santa Casa vai realizar várias ações a partir da próxima segunda (14). É parte da programação da campanha Junho Vermelho, dedicado ao tema, e por conta do Dia Mundial do Doador.

Segundo a instituição, houve queda de mais de 50% no número de doações em relação aos anos anteriores ao surgimento da Covid-19. Eram coletadas, em média, 1.200 bolsas mensais, e hoje não passam de 600. Certamente, quem é “sangue bom” vai ajudar a mudar essa realidade.

Uma das ações é a “Campanha Servidor Doador”, que será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. “A expectativa é de adesão de um número significativo de servidores públicos municipais. Em paralelo a essa campanha, realizaremos outras ações de sensibilização, porque precisamos urgentemente melhorar o nosso estoque regulador”, explica o coordenador de captação do Banco de Sangue da SCMI, Adelson Bispo.

Bispo diz que, nos últimos meses, aumentou o número de pacientes com diversas patologias que necessitam da transfusão para continuidade no tratamento. E tem a necessidade diária de sangue para atendimento às vítimas da violência urbana, acidentes domésticos e trânsito, e para pessoas que realizam cirurgias.

FUNCIONAMENTO

O Banco de Sangue da Santa Casa fornece sangue e hemocomponentes para hospitais que atendem moradores de 120 municípios. Ele funciona no anexo do Hospital Calixto Midlej de Filho (HCMF), na rua Antônio Muniz, Pontalzinho. É de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h e, aos sábados, das 7 às 12h.

Pode, ainda, agendar pelo telefone 73-3214-9126. Por conta da pandemia, são atendidos seis doadores por hora. Quem teve Covid-19 pode doar de sangue, desde que esteja recuperada da doença. A doação pode ser feita 30 dias depois da alta médica. Quem tomou a vacina contra a doença também pode, mas precisa esperar 7 dias.

Com informações do Ipolítica

Compartilhe no WhatsApp

Lição de casa de Porto Seguro: aula presencial só com profissionais vacinados

Previous article

Turbulência civil em voo com presidente; vídeo mostra passageiros gritando “genocida”

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *