DestaquesPolítica

ACM Neto vence Wagner, mesmo com Rui sendo bem avaliado, diz pesquisa

0

Uma pesquisa do Real Data Big Time, publicada pelo R7, mostra que, se as eleições baianas fossem hoje, ACM Neto (DEM) venceria Jaques Wagner (PT). O levantamento foi realizado em todo o estado, entre os dias 13 e 15 de julho, com 1.200 pessoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo e o nível de confiança é de 95%.

O levantamento mostra que Wagner perde, mesmo Rui Costa sendo bem avaliado: 63% dos baianos aprovam a gestão do governador e 31% desaprovam; 6% não souberam ou não quiseram responder. A gestão petista à frente da pandemia foi aprovada por 69% dos baianos, sendo reprovada por 25% das pessoas.

ELEIÇÕES 2022

A pesquisa apurou a percepção dos baianos na corrida ao governo baiano. Na espontânea (sem apresentar nomes), ACM Neto (DEM) lidera com 17% das intenções. Rui (PT) fica em segundo lugar, com 12%; Jacques Wagner (PT) em terceiro com 6%. Outros candidatos foram lembrados por 2% dos entrevistados.

Na estimulada (apresentando os nomes dos candidatos), ACM Neto segue em primeiro, com 41% das intenções, seguido de Jacques Wagner com 27%. João Roma tem 4% e Hilton Coelho tem 2%. Brancos e nulos somam 11%. Entre os entrevistados, 15% não souberam ou não responderam a essa pergunta.

REGIÃO, RENDA E RELIGIÃO

ACM Neto é o preferido em Salvador, na região metropolitana, no Centro-Norte/Nordeste e Centro-Sul baiano. Já WagnerM lidera no Sul e no Vale São Francisco/Oeste baiano.

O ex-prefeito de Salvador também lidera entre os eleitores homens e mulheres, entre todas as faixas etárias (16 a 24 anos, 25 a 44, 45 a 59 e 60 anos ou mais)
e entre todas as faixas de renda (até dois salários mínimos, de dois a cinco salários, de cinco a 10 e acima de 10 salários). Por fim, ACM lidera também entre evangélicos e católicos.

APOIOS

Quando se perguntou sobre apoios nacionais aos candidatos, ACM Neto (com apoio de Ciro Gomes) se mantém na frente, com 35%. Wagner (com apoio de Lula) fica em segundo com 29%. Com apoio de Bolsonaro, João Roma (Republicanos) chega a 15%, e Hilton Coelho (PSOL) (com apoio de Guilherme Boulos), vai a 2%.

SEGUNDO TURNO

Em uma simulação de segundo turno entre Neto e Wagner, o presidente nacional do DEM venceria com 48%, contra 35% do petista. Entre ACM e João Roma, o ex-prefeito vence com 59%, ante 15% de Roma. Em uma disputa entre Wagner e Roma, o petista ganharia com 45%, frente a 18% do republicano, 18%.

REJEIÇÃO

Entre os possíveis candidatos a governador, Jacques Wagner lidera a rejeição, com 38%, seguido de Hilton Coelho, que tem 36%. Em seguida, vêm João Roma (32%) e ACM Neto (24%).

Compartilhe no WhatsApp

Do jeito deles, funcionários do Burger King pedem demissão em massa

Previous article

SineBahia oferece 124 vagas de emprego para Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *