DestaquesEconomia

Absurdo BC culpar emprego e reajuste salarial por potencializar inflação

0

Toda vez que as coisas melhoram um pouco para quem vive do trabalho e recebe salário (baixo ou alto), a narrativa do sistema financeiro é sempre a mesma: pode gerar problemas futuros na economia, como maior consumo e alta da inflação. É o que diz a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgada nesta terça (26).

Os economistas do BC culpam, de forma absurda, a geração de empregos e o aumento dos salários no governo Lula pelo aumento na estimativa da inflação e cita “preocupação” com o crescimento econômico no país. Então, para esse pessoal, bom é ter desemprego e baixos salários?

“O Comitê se deteve em profundidade na discussão do mercado de trabalho e avalia que os aumentos salariais no período corrente podem estar ligados, em alguma medida, a pressões no mercado de trabalho”, diz a ata, em seu ítem 11, para justificar uma redução no ritmo de cortes dos juros da Selic. Na sexta (22), o Copom reduziu a taxa básica de juros para 10,75% ao ano. Mas, ameaçou: “Se a incerteza prospectiva permanecer elevada no futuro, um ritmo mais lento de distensão monetária pode revelar-se apropriado, para qualquer taxa terminal que se deseje atingir”.

LOUCURA NEOLIBERAL

Sobre esse absurdo, o programa Fórum Café, da Revista Fórum, ouviu o economista Paulo Kliass. “Não é a primeira vez que essa análise ocorre. A tese de frear o avanço do mercado de trabalho com alta de juros é uma das ‘loucuras’ dos neoliberais. Isso é um elemento recorrente e permanente nas avaliações do pessoal do sistema financeiro, da ortodoxia, os neoliberais. Isso não é novo”, disse.

Kliass lembra da atuação de Joaquim Levy (indicado pelo Bradesco para assumir o Ministério da Fazenda no segundo governo de Dilma Rousseff (PT), em 2014. “Ele colocou em prática exatamente o que está descrito na ata do Copom. Na visão desse pessoal existe o conceito de PIB Potencial, que é o quanto a economia pode crescer em determinado período. E se crescer mais que esse PIB potencial, que ninguém sabe como se calcula, você tem riscos. E o que pode acontecer? Você pode ter aumento de salários – como aconteceu nos dois mandatos de Lula e no primeiro de Dilma. Isso coloca mais recursos na economia e as pessoas vão consumir mais. E de acordo com essa tese conservadora, isso eleva a demanda agregada, que pressiona preços. Como não tem oferta, acontece a inflação. É uma coisa esquemática, a realidade está cansada de provar o oposto, mas os caras se vangloriam”, afirma.

Segundo o economista, Joaquim Levy dizia que tinha que reduzir o valor real do rendimento médio dos trabalhadores e impedir que o crescimento do PIB aumente. “Resumo: 2015 foi uma das maiores recessões da história recente do Brasil. Porque foi uma intenção: eu tenho que provocar recessão, desemprego, redução de salário para impedir que a inflação volte. É uma loucura isso”, criticou Paulo Kliass.

com informações da Revista Fórum

Compartilhe no WhatsApp

Secretário Davidson Magalhães destaca curso para trabalhar na BYD

Previous article

Petrobras reinaugura sua universidade na Bahia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *