DestaquesGeral

5G chega em Salvador na terça (16), segundo previsão da Anatel

0

Salvador será a primeira cidade baiana com internet 5G. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que vai liberar a ativação do sinal 5G puro (standalone) a partir de terça (16).

A decisão foi tomada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

A capital baiana é contemplada após Brasília (DF), no dia 6 de julho; Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS), em 29 de julho; e São Paulo (SP), em 4 de agosto.

O 5G promete uma revolução: conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo.

ACESSSO

Para ter acesso a esse tipo de rede, primeiro é necessário ter um celular compatível com a tecnologia. Em julho de 2022, a Anatel listava cerca de 60 modelos homologados. Há aparelhos partindo de R$ 1,3 mil. Com o tempo, a tendência é que todos incorporem a compatibilidade, assim como aconteceu com o 4G.

ATIVAÇÃO

Cabe à Anatel liberar a ativação do sinal do 5G. Com a autorização, as operadoras Claro, TIM e Vivo — vencedoras da faixa de 3,5GHz do leilão do 5G — podem oferecer o serviço aos seus clientes.

com informações do g1

Compartilhe no WhatsApp

É sem pechincha; negociação de dívidas com a Receita tem descontos de até 70%

Previous article

Seminário capacita servidores de Ilhéus na área social

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *