DestaquesGeral

Artistas gravam vídeo com leitura da carta em defesa da democracia

0

Cerca de 42 artistas como Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Chico Buarque, Marisa Monte, Anitta, Maria Bethânia, Antonio Fagundes, Milton Nascimento, Djavan, Dira Paes, Duda Beat, Wagner Moura e Juliette divulgaram, nesta quarta (10), um vídeo em que fazem a leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros pela Democracia”.

O manifesto, organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), se aproxima de 900 mil assinaturas e será lido em ato organização por juristas e movimentos sociais na própria Universidade São Francisco, no Centro de SP, nesta quinta (11).

O texto do manifesto defende o Estado Democrático de Direito, as urnas eletrônicas e o resultado das eleições de outubro. A carta foi lançada depois de seguidos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) justamente contra as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro.

ASSISTA:

Os artistas que aparecem no vídeo:
Fernanda Montenegro
Marisa Monte
Anitta
Antonio Pitanga
Paulo Betti
Camila Pitanga
Luísa Sonza
Bruno Mazzeo
Juliette
Linn da Quebrada
Duda Beat
Seu Jorge
Marcos Palmeira
Christiane Torloni
Fábio Assunção
Lázaro Ramos
Alinne Moraes
Milton Nascimento
Alice Wegmann
Djavan
Dan Ferreira
Rogério Flausino
Paula Lima
Daniela Mercury
Enrique Díaz
Dira Paes
Ícaro Silva
Txai Suruí
José de Abreu
Caetano Veloso
Cláudia Abreu
Maria Ribeiro
Maria Gadu
Nando Reis
Ernesto Piccolo
Wagner Moura
Manu Gavassi
Bk
Gal Costa
Antônio Fagundes
Chico Buarque
Maria Bethânia

ATAQUES

A carta recebeu quase 20 mil tentativas de fraude desde que foi lançada, segundo o procurador-geral do Ministério Público de Contas de São Paulo, Thiago Pinheiro Lima, um dos organizadores da iniciativa. Na madrugada desta quarta (8), segundo Pinheiro Lima, um hacker tentou derrubar o site ao criar um robô que provocava 8 milhões de acessos simultâneos no site “Estado de Direito”. O hacker foi localizado de IP (registro do computador) da Rússia, mas a origem provavelmente é usada para esconder a identidade do responsável.

O documento já soma mais de 800 mil assinaturas e foi endossado por oito candidatos à Presidência, ex-presidentes, ex-ministros do Supremo Tribunal Federal, além de banqueiros, atletas e inúmeros artistas. Os nomes podem ser conferidos pelo sistema de busca da página. De acordo acordo com os responsáveis pela carta, levantamento por profissões aponta que ela já foi assinada por:

727 porteiros
8.973 desempregados
5.045 enfermeiros
4.217 motoristas
6.619 policiais
519 delegados de polícia
28.868 engenheiros
15 mil médicos
4231 magistrados

com informações do g1

Compartilhe no WhatsApp

Demitida pelo pai por criticar Bolsonaro, filha ganha indenização de R$ 20 mil

Previous article

Prefeito e membros da Codeba discutem demandas do Porto de Ilhéus

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.