DestaquesPolítica

STF derruba censura às matérias sobre imóveis dos Bolsonaro

0

Para reverter a censura determinada pelo juiz Demetrius Gomes Cavalcanti, do TJ-DFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios), o portal UOL entrou com ação no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a decisão que determinou a retirada das reportagens do site sobre as compras de imóveis da família do presidente Jair Bolsonaro (PL). O ministro André Mendonça, relator do caso, derrubou a ação impetrada pelo senador Flávio Bolsonaro.

Na reclamação, o UOL pediu que a decisão da Justiça derrubasse, de forma liminar (provisória), antes do julgamento definitivo sobre o caso. Segundo a advogada Taís Borja Gasparian, que assina a peça, a censura é inconstitucional.

LEMBRANDO O CASO

Dois textos do UOL, que tratam do uso de dinheiro vivo em 51 dos 107 imóveis comprados pela família Bolsonaro nos últimos 30 anos, foram tirados do ar pela decisão do juiz Demetrius Gomes. A pedido do senador Flávio Bolsonaro (PL), filho mais velho do presidente, o magistrado ordenou que o site removesse as matérias e as postagens sobre o assunto de suas redes sociais. O UOL cumpriu a decisão, mas recorreu.

A defesa do portal pediu que a decisão seja derrubada de imediato, mesmo antes do julgamento definitivo sobre a questão. Isso porque, segundo a defesa, há um risco de dano irreparável com a manutenção da censura, “pelo evidente prejuízo ao acesso, pelos cidadãos, de informações de interesse público, envolvendo a aquisição de imóveis com uso de dinheiro em espécie pela família Bolsonaro”.

GRIFO NOSSO – A ação de Flávio Bolsonaro mostra culpa no cartório de pessoas públicas que movimentaram grande soma em dinheiro vivo. Também faz cair por terra o discurso do presidente e sua família de defenderem a liberdade incondicional da imprensa.

com informações do UOL

Compartilhe no WhatsApp

Itabuna e cidades do Sul recebem equipamentos esportivos do Estado

Previous article

Crescimento de Jerônimo pode fazer Lula voltar à Bahia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *