O primeiro planetário de Salvador será inaugurado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) no dia 2 de abril. Localizado no campus de Ondina, o equipamento é uma cúpula de 11 metros de diâmetro e 180 m² de área em uma grande tela de cinema, que reproduz o céu, durante dia e noite, planetas, constelações, nebulosas e galáxias do universo.
Com capacidade para 85 pessoas, a sala permite uma experiência imersiva, trazendo o que nenhum equipamento do tipo tem no Brasil: conectividade. O planetário projeta quatro imagens, sendo três vídeos e uma imagem de fundo. “Em qualquer outro lugar, você tem que ter quatro data-shows montados ao mesmo tempo. Isso é um diferencial. Além disso, está por trás o software, buscando dados na Internet”, pontua o consultor do projeto, César Orrico.
Dois telescópios possibilitará a observação direta, em espaço aberto, com capacidade de visualizar crateras de Lua e os anéis de Saturno. O equipamento pode ser utilizado para exibir inúmeros conteúdos científicos diversos, a gosto das unidades universitárias.
A construção do planetário e os equipamentos foram doados por um ex-aluno da universidade, o advogado Francisco Lacerda Brito, entusiasta da astronomia e fundador do Instituto de Astronomia Brito Castelo Branco (IABCB), instituição sem fins lucrativos.
ACESSO
Além de utilizado pela comunidade acadêmica da universidade, o Planetário Ufba estará aberto para visitas externas. Estudantes das escolas públicas terão acesso gratuito, mas outras pessoas pagarão uma taxa: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). O agendamento da visita será feito pela plataforma Sympla ou por meio do site do planetário AQUI. Inicialmente, serão duas sessões de 40 e 50 minutos por semana. As sessões para o público geral serão comercializadas, para gerar a receitas que ajudarão na manutenção do equipamento.
com informações da Ufba
Compartilhe no WhatsApp
Comments