O reitor Alessandro Fernandes de Santana destaca a Uesc que, neste dia 5 de dezembro de 2022, completa 31 anos de estadualização.“A Universidade Estadual de Santa Cruz é o resultado de esforços plurais, das nossas comunidades acadêmica e regional. Nossa riqueza é, e deve ser a nossa pluralidade e a nossa diversidade”, afirma Alessandro.
A conquista é resultado de uma campanha que unificou as lideranças políticas e populares das regiões sul e extremo-sul da Bahia na luta pela transformação da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi), numa universidade pública e gratuita.
A Universidade tem se destacado como uma das principais instituições de ensino superior da Bahia e da região Nordeste. Nessas três décadas, a política de extensão foi desenvolvida de forma efetiva, nas diversas áreas do conhecimento, com centenas de programas e ações que beneficiam praticamente todos os municípios da região.
A Universidade tornou-se um respeitado centro de pesquisa, com excelente índice de produtividade científica. Possui 147 laboratórios e equipamentos de ponta, cujos equipamentos estimulam os projetos de pesquisa, desde a iniciação científica até a pós-graduação. Até o momento, a Instituição registra mais de 18 mil e 500 artigos científicos publicados e várias patentes.
Com informações da Uesc
Compartilhe no WhatsApp
Comments