DestaquesPolítica

TCU manda governo suspender publicidade em canais de ‘atividades ilegais’

0

O governo Jair Bolsonaro (PL) deve suspender o direcionamento de recursos de campanhas publicitárias a canais relacionados a “atividades ilegais”. A determinação é do Tribunal de Contas da União (TCU), definida em sessão realizada na quarta (23), e fruto de uma representação apresentada pelo subprocurador-geral Lucas Furtado, baseada em reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, em maio de 2020.

Segundo a reportagem, o governo veiculou publicidade sobre a reforma da Previdência em sites de fake news, de jogo do bicho, infantis, em russo e em canal do YouTube que promovia o presidente da República. As informações constavam em planilhas enviadas pela Secom (Secretaria Especial de Comunicação da Presidência) por determinação da CGU (Controladoria-Geral da União), a partir de um pedido por meio do Serviço de Informação ao Cidadão.

“Faça cessar, nos contratos sob sua responsabilidade, o direcionamento de recursos de campanhas publicitárias do Governo Federal para plataformas/canais/mídias que se relacionem a atividades ilegais”, diz trecho da determinação do TCU. Os ministros também pediram que, no prazo de 30 dias, o governo divulgue uma orientação interna para serem previstas cláusulas em contratos que incentivem o combate as fake news em campanhas publicitárias.

Ainda de acordo com a decisão, o Ministério das Comunicações tem 90 dias para definir diretrizes com orientações de responsabilidades no acompanhamento dos contratos firmados com agências de publicidade.

com informações do UOL

Compartilhe no WhatsApp

Politizado Richarlison e garotada dão show na abertura da Copa

Previous article

Quebra de rede prejudica abastecimento de água em bairros de Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *