A RegiãoDestaquesMovimentos

Supermercados de Itabuna oferecem reajuste zero e comerciários reagem

0

Ao que parece, os donos de supermercados itabunenses estão ouvindo muito o cantor Djavan. Além de demorarem para conversar, quando sentaram à mesa, insistem em “zero a zero” no reajuste salarial de quem ajuda o setor e as empresas comemorarem bons números. Além de se mostrarem canguinhas com zero de aumento, querem retirar direitos, segundo o Sindicato dos Comerciários de Itabuna, que promete reagir.

De acordo com o Dieese (entidade que assessora os sindicatos), em 2023, os supermercados na Bahia tiveram crescimento do volume de vendas em 11,3%. Em janeiro deste ano, cresceu 18,1% e a receita de vendas aumentou em 9,2%. Ou seja, o setor está bem melhor do que nos anos anteriores, se beneficiando da inflação mais baixa e da geração de empregos. Mas, segue pagando salário ainda muito baixos. Pelos números, as empresas podem repor a inflação e ainda oferecer ganho real a quem sempre chamam de “colaboradores”.

Segundo a presidenta do Sindicato, Amanda Santos, essa atitude do sindicato patronal é um desrespeito. “Insultou nossa dignidade profissional. Propuseram um retrocesso absurdo, rasgando os acordos já estabelecidos na Convenção Coletiva. Ainda sugeriram o pagamento de um salário mínimo seco, sem os benefícios conquistados ao longo dos anos, como Triênio e Quebra de Caixa. Uma afronta à nossa força de trabalho, que movimenta e dá lucro a esses estabelecimentos todos os dias”, afirma.

O Sindicato rejeitou a proposta e promete reagir forte. “Não nos curvaremos diante de retrocessos que ferem nossos direitos conquistados com luta e suor. É hora de nos unirmos em defesa de nossos interesses”, enfatiza, lembrando que a entidade convoca a categoria para uma assembleia presencial, nesta sexta (15), em diversos horários, além de um encontro virtual às 20h.

com informações do Sindicato dos Comerciários

Compartilhe no WhatsApp

Aumento das mortes por dengue deixa Bahia em alerta

Previous article

Quer sair do sufoco? Bancos renegociam dívidas até 15 de abril

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *