DestaquesGeral

Sócios do Bahia decidem venda do clube para o City neste sábado

0

Em duas assembleias, realizadas presencialmente na Fonte Nova e online, os sócios do Esporte Clube Bahia decidirão sobre a constituição da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e a venda do clube para o City Football Group.

O negócio apresentado pelo City é encarada pelo Bahia como a solução para o salto no patamar esportivo e financeiro que o clube busca para voltar a competir em nível mais alto no cenário nacional.

Se a venda for aprovada, o Tricolor baiano passará a fazer parte de um dos mais maiores grupos de gestão de futebol do mundo. Atualmente, o CFG conta com 11 clubes espalhados pelo planeta. A promessa do fundo dos Emirados Árabes é fazer do Bahia a segunda equipe da franquia, atrás apenas do Manchester City, da Inglaterra.

ASSEMBLEIAS

A lista de sócios aptos a participar dos pleitos foi divulgada no site do Bahia. Serão duas votações diferentes. Pela manhã, será decidido pela adequação ou não do estatuto tricolor à Lei 14.193/2021, conhecida como Lei da SAF. Caso seja aprovado, a segunda votação será pela tarde, quando o sócio indicará se aceita ou não a proposta apresentada pelo Grupo City.

Segundo o Bahia, o sócio apto a participar pode votar presencialmente na Fonte Nova, ou online, através do site disponibilizado pelo clube. É possível também optar por um modelo em cada votação.

A OFERTA

Bahia e Grupo City iniciaram as negociações desde o ano passado. Em setembro deste ano, a oferta foi oficialmente apresentada aos conselheiros em uma reunião que contou com a participação de Ferran Soriano, CEO do conglomerado.

Na oferta, o Grupo City planeja aportar cerca de R$ 1 bilhão no Bahia ao longo de 15 anos e controlar 90% das ações da SAF a ser criada. O valor será utilizado para o pagamento de dívidas, montagem do elenco, investimento em estrutura, categorias de base e outros.

A divisão prevista em contrato está assim: 50% para a compra de jogadores; 30% para o pagamento de dívidas; 20% para infraestrutura, categorias de base, capital de giro, entre outros. O documento foi analisado pelos conselhos Deliberativo e Fiscal do Bahia. Os órgãos emitiram parecer favorável.

com informações do Bahia

Compartilhe no WhatsApp

Big Bompreço de Itabuna é comprado pela maior rede do Nordeste

Previous article

Rota e Cidade Sol voltam a circular entre Ilhéus e Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *