A RegiãoDestaques

Santa Casa de Itabuna alerta para virús respiratório

0

Neste mês de maio, o Hospital Materno-infantil Manoel Novaes, em Itabuna, recebeu grande procura por leitos para internação de pacientes com doenças respiratórias, principalmente o Vírus Sincicial (infecção dos brônquios).

“Ele ataca crianças de até dois anos de idade. A maior quantidade de atendimentos a pacientes ocorre no período de março a agosto. Mas, neste ano, o número de casos tem sido superior aos de anos anteriores. “Hoje [quinta], por exemplo, das quatro crianças que esperam por uma vaga na UTI, três sofrem com o Vírus Sincicial. Mas a falta de vagas não ocorre somente em nossa unidade, mas em todo o estado da Bahia”, explica a diretora técnica do HMN, a médica pediátrica Fabiane Chávez.

Segundo a doutora, a situação fica mais crítica porque o hospital não atende apenas Itabuna e municípios vizinhos, mas pacientes do Extremo Sul, Baixo Sul e até do Sudoeste. Além disso, a unidade recebe pacientes graves com diferentes tipos de doenças, não apenas vítimas de doenças respiratórias. “A criança acometida pelo vírus sincicial tem de ficar isoladas das demais para evitar a transmissão”, esclarece.

SINTOMAS

Fabiane informa que os principais sintomas da doença são febre e dispneia (dificuldade de respirar). O paciente demora um pouco de apresentar melhoras no quadro de saúde porque o ciclo do vírus dura de 7 a 10 dias, mas a respiração acelerada pode ocorrer por até três meses. “É bom que se diga que não existe um remédio específico para livrar, de imediato, o paciente do vírus. Por isso, vamos tratando os sintomas. Esse tratamento basicamente consiste em hidratação e medidas de suporte, com oxigênio. Não podemos medicar esses pacientes com antibióticos”, detalha.

ISOLAMENTO

Ela alerta que, no caso de prematuros, a situação é ainda mais preocupante porque não se deve colocar um paciente acometido com bronquiolite no mesmo espaço dos demais internados na UTI Neonatal. “A bronquiolite é letal para os prematuros e os cardiopatas. Por isso, precisamos providenciar um leito de isolamento para esse tipo de paciente”.

A médica explica que o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas. Além do Vírus Sincicial, a bronquiolite pode ser causada pela Influenza ou adenovírus. O vírus respiratório é transmitido da criança infectada para outra pelas secreções do nariz ou da boca.

Segundo Fabiana, a maioria das crianças acometidas pelo Vírus Sincicial apresenta sintomas respiratórios leves ou moderados. “Tanto é que temos várias crianças se recuperando em apartamentos e enfermarias, sem necessidade de internação em leito de UTI, mas temos observado um aumento no número de pedido de vagas para internação”, afirma.

com informações da Santa Casa

Compartilhe no WhatsApp

Unicef critica aprovação do projeto sobre ensino domiciliar

Previous article

Padre encerra cerimônia por cães entrarem com alianças em casamento

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *