DestaquesPolítica

PT, PSB, PCdoB e PV definem comando da federação partidária

0

No avanço da criação da federação partidária, PT, PSB, PCdoB e PV definiram, nesta quarta (26), como será dividido o comando a da nova organização. Maior força na Câmara dos Deputados, o PT terá a maioria da Assembleia Geral da federação, que comandará a nova organização, ainda sem nome definido.

Foi definido que o PT terá 27 cadeiras no organismo, que será formado por 50 membros. Com isso, o partido de Lula terá maioria na federação. O PSB contará com 15 assembleístas, enquanto PCdoB e PV terão 4 cada. Essa composição atende ao número de deputados federais de cada partido: PT (53), PSB (30), PCdoB (8) e PV (4), totalizando 95 parlamentares.

“A federação vai ser um exercício de unidade política. Ela não pode servir para diminuir o peso político de uma legenda partidária. O PT é o que é pela sua história, pela sua construção, pela sua militância. Não quero que nenhum partido seja diminuído, mas também não dá para permitir que o PT seja diminuído para fazer a composição. O PT não quer hegemonismo”, disse a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, durante coletiva.

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, defendeu a divisão e disse que a federação buscará um equilíbrio nas decisões para atender a todos os partidos. Os detalhes da federação não estão totalmente acertados. Ainda há indefinições referentes aos palanques estaduais.

Com informações do Poder360 e da assessoria do PT

Compartilhe no WhatsApp

Policiais civis paralisam atividades na Bahia por 24h

Previous article

Com 200 mil novos casos de Covid, Alemanha tem recorde pelo 2º dia seguido

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *