Após viagem à Brasília, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), afirmou ter conseguido R$ 18 milhões em emendas parlamentares, especialmente do senador Otto Alencar e do deputado federal Paulo Magalhães, ambos do PSD.
Os recursos serão para obras de urbanização, ampliação e reforma de unidades de saúde. Além disso, informou que assegurou investimentos para a educação, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), área da alta complexidade da saúde e custeio para o setor.
Segundo Castro, sua comitiva foi recebida pela ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência, Flávia Arruda, e pelo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes Pontes.
O prefeito disse ter conseguido o compromisso da ministra para encaminhar as demandas e acompanhar as solicitações em outros ministérios. O presidente do FNDE assegurou a construção de novas escolas e creches; mobiliários novos; livros didáticos e ônibus escolares, além de outros investimentos na educação.
POLÍTICA RUIM
É preciso que a política econômica do governo federal não coloque risco a viabilidade desses recursos. Isso porque o ministro da Economia, Paulo Guedes, quer sempre priorizar o pagamento da dívida pública, dando dinheiro público para bancos privados.
As dificuldades dos municípios tem relação direta com o forte contingenciamento do Orçamento federal e do congelamento, por 20 anos, de novos investimentos em educação e saúde.
Que os recursos, de fato, cheguem. Mas, é fundamental mudar a triste realidade de Itabuna e grande maioria dos municípios: dependem, cada vez mais, de repasses da União para se desenvolver.
A Redação, com informações da Prefeitura Municipal
imagem: Prefeitura de Itabuna
Compartilhe no WhatsApp
Comments