DestaquesPolítica

Por videoconferência, Jerônimo se reúne com ministro e governadores

0

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu nesta quinta (12), por videoconferência, com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e alguns governadores representantes de consórcios regionais para discutir a retomada da relação federativa entre Estados e União. O encontro antecede a reunião agendada para o próximo dia 27 com o presidente Lula.

Participaram da reunião a governadora em exercício do Distrito Federal e presidente do Consórcio Brasil Central, Celina Leão; o governador do Pará e presidente do Consórcio Amazônia, Helder Barbalho; o do Rio de Janeiro, Claudio Castro e o governador da Paraíba e atual presidente do Consórcio Nordeste, João Azevêdo.

Segundo o governador baiano, o objetivo dos Estados é estabelecer um calendário de reuniões frequentes, valorizando a perspectiva regional, e estabelecer parcerias e investimentos do governo federal para avançar na solução de questões como o ICMS, obras de saúde, educação, infraestrutura, entre outros setores. Além da intenção de montar um banco de projetos para serem realizados com brevidade e apoio federal.

“O presidente Lula já anunciou no seu programa de governo, em todas as agendas políticas, que restabeleceria a relação federativa, com debate, construção e efetivação das políticas públicas entre o governo federal, os governos estaduais e os municipais. Isso estava bastante deteriorado, os últimos governos não vinham fazendo esse tipo de relação e ele agora chamou à responsabilidade. Agora, os ministros Rui Costa e Padilha chamaram reuniões com alguns governadores para preparar esse documento e esse grau de relacionamento que teremos”, explicou Jerônimo.

Na próxima sexta (20), o Consórcio da Região Nordeste se encontrará em João Pessoa (PB) para discutir esse Pacto Federativo e levar proposições de projetos que são regionais. “Por exemplo, conectividade, internet para todos os municípios, em cada canto de todo o país. Nós temos temas que são comuns e outros específicos de cada estado”, completou.

com informações do governo estadual

Compartilhe no WhatsApp

Bom dia, Itabuna, com vagas de empregos ofertadas pelo SineBahia

Previous article

Alunos do conjunto penal de Itabuna são aprovados no ENCCEJA

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *