A RegiãoDestaques

Plantando futuro, programa do governo beneficia 540 famílias do sul

0

A vida de 540 famílias no sul da Bahia tem se transformado com a implantação do Programa de Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Vários projetos estão funcionando em Itaju do Colônia, Camacan, Pau Brasil, Mascote e Canavieiras. Tudo para garantir qualidade na vida e na atividade produtiva de quem vive no campo.

O Ater garante conhecimento técnicos com base em conceitos de produção de base agroecológica e promove o fortalecimento de sistemas produtivos estratégicos. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR) e a CAR, que realizam convênios com várias instituições.

Na região de Água Vermelha, em Pau Brasil, habitada pela tribo Pataxó Hã Hã Hãe, foi implantado o Sistema Agroflorestal (SAF), caracterizado pela forma de plantio em meio à Mata Atlântica. Foram plantadas 1.000 mudas de cacau, 10 mil mudas de mandioca, banana, goiaba e açaí. São cultivados ainda milho, feijão, abóbora, cana-de-açúcar, quiabo, maxixe, jiló e sorgo, garantindo diversidade.

SDR, CAR, instituições parceiras e movimentos sociais querem implantar 200 mil hectares de sistemas agroflorestais e recuperar o cultivo do cacau em 200 mil hectares, na perspectiva da agroecologia.

OBJETIVO E ALCANCE

A ideia é implantar uma política territorial com acesso ao crédito, assistência técnica, ampliação do processo de agroindustrialização do cacau e articulação com outras políticas públicas para trabalhar a comercialização das amêndoas e a produção de chocolate.

O Ater atende mais de 80 mil famílias, através de chamadas públicas, por equipes diretas, que atuam nos 27 Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF). Também por parcerias firmadas com prefeituras e consórcios públicos.

Com informações da SDR/CAR

Compartilhe no WhatsApp

A galera quer emprego em Itabuna e terá apoio dos vereadores Wilma e Solon

Previous article

Péssima receita órgão federal rastrear investigações contra família Bolsonaro

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *