DestaquesEconomia

Petrobras estuda fim da paridade de preços com o dólar

0

Em um ano, aumentou em 43% o preço do petróleo e, com isso, houve ganho maior com a venda de combustíveis. O resultado foi que a Petrobras registrou lucro recorde de R$ 188,328 bilhões em 2022, representando 76,6% maior que a marca de 2021.

Com o governo Lula (PT), a empresa já começa a discutir mudanças em sua política de preços. Este é o ponto central de uma série de mudanças que a União pretende colocar em prática para conter o impacto de aumentos de gasolina e etanol nas bombas. A ideia é acabar com a Paridade de Preços de Importação (PPI), adotada desde 2016, no governo de Michel Temer, e que leva em conta a cotação do petróleo e do dólar em 100% do cálculo.

Segundo fontes, uma ideia é que 85% do cálculo seja feito com base nos custos de produção nacional e os 15% restantes estejam atrelados às cotações internacionais. Isso atenuaria o impacto das flutuações do dólar e do petróleo no mercado internacional.

O debate sobre o novo modelo ainda não chegou ao âmbito do Conselho de Administração da estatal, o que só deve ocorrer após a assembleia geral de acionistas prevista para 27 de abril.

com informações de O Globo

Compartilhe no WhatsApp

Sinebahia libera vagas de emprego para Itabuna

Previous article

Março Mulher: Anielle Franco na lista ‘mulheres do ano’ da Time

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *