Para seguir a linha de subestimação da Covid-19, o presidente Bolsonaro voltou a mentir sobre dados da doença. Desta vez, colocando em xeque a imagem do Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo a colunista da Folha de S.Paulo, Mônica Bergamo, os ministro do órgão ficaram escandalizados com as informações passadas por Bolsonaro aos apoiadores, como faz no “cercadinho” do Palácio do Planalto.
Precisou o TCU desmentir o presidente da República. “O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid, conforme afirmação do presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”, disse o TCU em nota.
O fato aconteceu na manhã desta segunda (8), quando Bolsonaro falou que estava divulgando a informação sobre o suposto relatório. “Em primeira mão para vocês. Não é meu, é do tal do Tribunal de Contas da União, questionando o número de óbitos no ano passado por Covid. E ali o relatório final, não é conclusivo, mas em torno de 50% por Covid no ano passado não foram por Covid, segundo o Tribunal de Contas da União. Esse relatório saiu há alguns dias, logicamente que a imprensa não vai divulgar, vamos divulgar hoje aqui”, disse.
Mais uma vez, o Palácio do Planalto foi procurado para esclarecer o fato e não respondeu. O que se vê é o presidente usando vários artifícios para convencer o país de que ele tem razão e os outros estão errado. O pior é que faz isso mentindo, distorcendo os fatos e questionando, várias vezes, os números de óbitos pela Covdi-19, sem apresentar evidências. Nesse episódio, o TCU teve que desmenti-lo sob pena de ter sua imagem arranhada.
Com informações de UOL e O Globo
Compartilhe no WhatsApp
Comments