Um encontro virtual apontou boa perspectiva para a retomada do turismo com a temporada 2021/2022 de cruzeiros marítimos na Bahia. O cenário foi debatido pelo secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, e representantes da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil). As cidades baianas de Ilhéus, Porto Seguro e Maraú estão na agenda.
Aguardando aprovação dos protocolos pela Anvisa, a programação prevê sete navios desembarcando e embarcando no porto de Salvador e quatro no de Ilhéus, entre 31 de outubro deste ano e 19 de abril de 2022. As embarcações farão 80 escalas em Salvador e 29 em Ilhéus.
Como a cidade precisa fazer ajustes de operação e logística no porto, o secretário se comprometeu a tratar o assunto com representantes do município. Porto Seguro e Barra Grande, em Maraú, estão em estudo para quatro novos destinos de navios de cruzeiro e devem ser incorporados ao roteiro no futuro, junto com Itaparica e Morro de São Paulo.
SEGURANÇA
Segundo o presidente da Clia Brasil, Marcos Ferraz, todos os cuidados estão sendo tomados para oferecer aos passageiros o máximo de segurança nos navios, como higienização das cabines, troca de filtros do ar-condicionado, estrutura médica para monitorar possíveis casos de Covid-19 e cabine especial para isolar e atender pessoas infectadas.
Além disso, haverá comunicação com unidades hospitalares dos municípios e testagem para detecção do vírus em hóspedes e tripulantes, que já estão sendo vacinados. “Estamos definindo um cronograma para que nos próximos meses possamos ter a aprovação da temporada, confiantes de que os procedimentos de segurança preparados possam atender aos mais altos graus de exigência”, disse Ferraz.
Os navios que poderão circular na temporada são: Costa Smeralda, MSC Preziosa, Costa Fascinosa, MSC Orchestra, MSC Seaside e MSC Sinfonia, MSC Splendida e Costa Luminosa, entre outros. Segundo a Clia Brasil, a temporada 2019/2020 de cruzeiros injetou R$ 2,24 bilhões na economia brasileira, um crescimento de 7,6%.
Com informações da Setur
Compartilhe no WhatsApp
Comments