Potencializar ainda mais o comércio através do Porto do Malhado é o principal objetivo do contrato entre a Prefeitura de Ilhéus e a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). Em breve, serão executadas obras de dragagem de manutenção do equipamento. Segundo o prefeito Mário Alexandre (PSD), assim será possível ampliar a logística da região sul para a integração econômica e desenvolvimento da Bahia.
“Em nome do povo de Ilhéus agradeço ao diretor-presidente [da Conder] Carlos Autran por entender a importância dessa obra para o desenvolvimento econômico e turístico do nosso município e da nossa região, com geração de emprego, renda e novas oportunidades de negócios. A parceria com o Governo do Estado também é fundamental para colocar a nossa cidade como um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil e do mundo”, disse
Ainda segundo o gestor, além dessas obras, o município mantém o diálogo contínuo os governos estadual e federal para expansão da malha aérea, visando a oferta de novos voos para Ilhéus.
De acordo com a Codeba, as obras restabelecerão a profundidade original, possibilitando a retomada de operações com navios de 60 toneladas. Atualmente, além do cacau, o porto movimenta cargas que incluem soja, milho, amêndoas, óxido de magnésio, concentrado de níquel, peças industrializadas. além de ser importante operador turístico, com atracação de navios de cruzeiros marítimos e transatlânticos. A obra de dragagem, com previsão de seis meses, vai ampliar a movimentação de cargas e a capacidade operacional do porto.
RESUMO DA ÓPERA: Os portos são estratégicos para qualquer país, especialmente para as cidades que dispõem desses serviços. São uma das principais infraestruturas de apoio ao comércio exterior. Por eles passam cerca de 95% das mercadorias comercializadas entre países. Com o porto requalificado, Ilhéus navegará melhor nas águas do desenvolvimento.
Com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments