DestaquesGeral

“Não se pode ignorar que quadro está piorando”, alerta Fiocruz sobre Covid

0

Diante do crescimento expressivo de casos de Covid-19 no Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fez um alerta: “Não se pode ignorar que o quadro está piorando”. O prognóstico ocorre em meio ao aumento de adoecimentos e internações causados pela variante Ômicron, muito mais contagiosa.

Em nota técnica publicada nesta quarta (26/1), a Fiocruz traçou o aumento de internações em leitos de UTIs após a virada do ano. A alta chega a 143%. “Há ainda uma proporção da população que não recebeu o reforço e assim fica mais suscetível a formas mais graves da infecção com a Ômicron, e, principalmente, há uma parte da população não vacinada, muito mais suscetível”, pondera a entidade.

Com isso, a fundação reforçou a importância da vacinação e seus efeitos. “Pessoas que já receberam a dose de reforço são pouco suscetíveis a essas internações, embora comorbidades graves ou idade avançada possam deixá-las vulneráveis”, frisa.

Há uma grande preocupação com o verão, quando são comuns os registros de aglomerações, a negligência com o uso de máscaras de boa qualidade e o desrespeito à necessidade de isolamento por tempo adequado na ocorrência ou suspeita de ocorrência da infecção.

Segundo os órgãos de saúde, cresceram 143% as taxas de internações de adultos em leitos UTIs para Covid-19 no Brasil: em 20 de dezembro foram 2.139 hospitalizações, saltando para 5.200 em 24 de janeiro.

Com informações do Metrópoles

Compartilhe no WhatsApp

Contrariando conservadores, Papa pede que pais ‘não condenem’ filhos homossexuais

Previous article

Esqueceram de nós, reclamam R$ 8 bi perdidos em contas bancárias

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *