DestaquesPolítica

Moraes exige que PL mostre “eventuais votos a serem anulados no 1° turno”

0

Após o PL de Jair Bolsonaro pedir a anulação das eleições presidenciais com argumentos absurdos e sem provas, o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enquadrou o partido. A legenda pediu, nesta terça (22) a anulação dos votos de 279.336 urnas utilizadas na votação do segundo turno.

Moraes determinou que o PL entregue, em 24 horas, também o número de urnas que deveriam ter os votos anulados no primeiro turno, já que os aparelhos foram os mesmos usados no segundo turno. A questão é que, se o partido questionar a lisura da primeira etapa da eleição, os votos de Bolsonaro e de todos os parlamentares e governadores da sigla estarão sob suspeita, o que eventualmente poderia fazê-los perder os mandatos.

Basta lembrar que o PL fez dois governadores e tem a maior bancada da Câmara, com 98 deputados federais, além de eleger oito senadores para os 27 assentos disponíveis no pleito deste ano. Segundo o presidente do TSE, “se as urnas a serem anuladas também no primeiro turno” não foram apontadas até quarta-feira (23), a petição apresentada pelo partido de Bolsonaro “será indeferida”, ou seja, recusada.

Especialistas em Direito argumetam que o documento do PL se assemelha mais a uma peça de ficção do que a um instrumento jurídico voltado à apuração de qualquer irregularidade eleitoral. No texto, o partido alega, sem explicar com informações reais e críveis, que as tais 279.336 urnas eletrônicas “apresentavam mau funcionamento” e que, sem elas, “Bolsonaro teria vencido com 51% dos votos”.

RESUMO DA ÓPERA – Como esperar seriedade de um partido com argumentações de fácil desqualificação? Na verdade, é mais uma tentativa de manter o discurso golpista de que Bolsonaro foi injustiçado. E que, por isso, tem que se anular as eleições, apenas na disputa presidencial. O Brasil não aceita mais essas atitudes irresponsáveis, que só têm o objetivo de tumultuar a sociedade e colocar a opinião pública contra a Justiça Eleitoral.

com informações do UOL

Compartilhe no WhatsApp

Dez políticos baianos vão participar da transição de governo

Previous article

Conta de água em Itabuna terá revisão tarifária abaixo da inflação

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *