DestaquesPolítica

Lula vai à Roraima para ver indígenas Yanomamis com desnutrição

0

Preocupado com a situação indígena, o presidente Lula (PT) chegou neste sábado (21), em Boa Vista (RR), para acompanhar os trabalhos dos ministérios dos Povos Indígenas e da Saúde na Terra Indígena Yanomami.

O Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública para enfrentar à desassistência sanitária das populações no território Yanomami. Técnicos da pasta resgataram ao menos oito crianças Yanomami em estado grave.

Lula decretou a criação Comitê de Coordenação Nacional, para discutir e adotar medidas em articulação entre os poderes para prestar atendimento a essa população. A visita do presidente é um desejo antigo de lideranças indígenas que participaram dos grupos técnicos do gabinete de transição do petista.

“Bom dia. Chego agora pela manhã a Boa Vista e visitarei o hospital indígena e a Casa de Apoio à Saúde Indígena, onde conversarei com profissionais de saúde e povo Yanomami. Somaremos esforços na garantia da vida e superação dessa crise”, postou Lula em suas redes sociais.

A avaliação feita pelos integrantes é que a situação sanitária no território caminha para uma “crise humanitária” – devido ao aumento de casos de desnutrição em crianças e ao avanço do garimpo ilegal na região.

com informações do g1

Compartilhe no WhatsApp

Na Paraiba, Jerônimo aponta prioridades para investimentos federais

Previous article

Eunápolis pode ter Pedrão proibido pela Justiça

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *