DestaquesPolítica

Lula cobra mais dos ministros: “Falta muito para se fazer”

0

Na primeira reunião ministerial do ano, nesta segunda (18), o presidente Lula (PT) disse aos ministros que “ainda falta muito para se fazer” no Brasil. Segundo o chefe do Executivo, o país foi “totalmente abandonado” pelo governo anterior e esteve muito próximo de sofrer um golpe de Estado.

“A gente ainda tem muito para fazer, em todas as áreas. E muito não é nada estranho, é tudo aquilo que nós nos comprometemos a fazer durante a disputa eleitoral. Já gastamos um ano e três meses do nosso mandato e vocês percebem quão pouco nós fizemos e ao mesmo tempo quão muito nós fizemos. Eu duvido que alguém conseguisse fazer se não fosse o esforço individual de cada um de vocês”, disse.

O presidente, também, fez críticas ao governo anterior. Para ele, Jair Bolsonaro, se preocupou em “estimular o ódio entre as pessoas”, em vez de pensar em políticas sociais. Ele ressaltou que muitos ministérios estavam com defasagem de servidores e que ainda não foi possível suprir toda a demanda de concursos públicos. Segundo ele, a maioria das pastas não tinha políticas públicas com interesse de inclusão social e outras haviam sido completamente encerradas, como o Ministério da Cultura.

“Então, todo mundo aqui tem ciência dos escombros que receberam quando nós tomamos posse”, disse o petista ao citar ações realizadas deste o início do mandato, como a recuperação dos programas Farmácia Popular, Mais Médicos, Bolsa Família, programas educacionais, a redução do desemprego e a retomada da política externa, com a abertura de 98 novos mercados para produtos agrícolas brasileiros.

GOLPE

Durante a reunião, o presidente comentou a divulgação dos depoimentos dos ex-comandantes das Forças Armadas à Polícia Federal (PF). Para ele, o Brasil “correu sério risco” de entrar em um novo período antidemocrático a partir da tentativa de golpe de Estado no dia 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram depredadas, em Brasília.

“Se, há três meses, quando a gente falava em golpe parecia apenas insinuação, hoje temos certeza que esse país correu sério risco de ter um golpe em função das eleições de 2022”, disse Lula, exaltando a recusa de comandantes das Forças Armadas em aderir ao plano golpista.

com informações do UOL

Compartilhe no WhatsApp

Bahia no cinema nacional: destaques do Panorama Internacional Coisa de Cinema

Previous article

Com R$ 5,5 bilhões, BYD dobra previsão de investimentos na Bahia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *