DestaquesEconomia

Juros altos fazem vendas cair 10,7% no comércio baiano

0

O levantamento mensal da Fecomércio-BA divulgado nesta quinta (15), com base nas informações do IBGE, mostra que as vendas do comércio baiano, em julho, atingiram R$ 9,2 bilhões, uma queda de 10,7% em relação ao mesmo mês de 2021. É o quarto recuo consecutivo e, no acumulado do ano, o resultado é negativo em 3,7%.

“O aumento dos juros está sendo o grande limitador das vendas no varejo. Inclusive, todos os setores que dependem de algum grau de crédito caíram. O destaque foi do segmento de móveis e decoração, com variação negativa de 34,6%. Além desse, lojas de eletrodomésticos e eletrônicos recuaram 19% e materiais de construção caíram 11,2%”, esclarece o consultor econômico da entidade, Guilherme Dietze.

Para o economista, “essa variável não afeta somente a compra direta pelo consumidor que vê os produtos mais caros ao pagar parcelado ou ficam com restrição de crédito por conta dos bancos e financeiras, mas também os importantes segmentos da economia regional, o da construção civil e mercado imobiliário”.

Outra queda significativa foi das concessionárias de veículos e motos: -19% no contraponto anual. As demais retrações foram do grupo Outras Atividades (-9,9%) e das lojas de vestuário, tecidos e calçados (-9,7%).

SETORES EM ALTA

Pelo estudo, os setores que registraram aumento nas vendas foram os básicos de consumo: Farmácias (7,6%) e Supermercados (3,3%). Apesar das quedas sequenciais no comércio geral, a tendência é de melhora nas variações para o restante do segundo semestre.

“A inadimplência elevada, por outro lado, torna-se um complicador para a retomada do setor no segundo semestre. Antes de voltar ao consumo de forma mais forte, as famílias precisam acertar as contas atrasadas. E mesmo tendo a chance de quitar as dívidas, o consumo ficará limitado por conta da restrição de crédito”, pontua Dietze, destacando que o cenário aponta grandes limitadores de consumo, deixando as vendas do comércio muito aquém das expectativas dos empresários.

com informações do Bahia Econômica

Compartilhe no WhatsApp

Ilhéus inaugura UBS do Iguape nesta sexta com serviços de saúde

Previous article

Acompanhe a agenda dos candidatos a governo da Bahia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *