A RegiãoDestaquesMovimentos

Jairo Araújo eleito presidente da Federação dos Comerciários da Bahia

0

Após concluir o seu 4º congresso, neste sábado (29), a Federação dos Comerciários da Bahia elegeu sua nova diretoria. E o novo presidente da entidade é Jairo Araújo, diretor do Sindicato dos Comerciários de Itabuna e ex-vereador no município. Ele terá a tarefa de conduzir a federação pelos próximos quatro anos.

“Temos grandes desafios para vencer e a unidade dos trabalhadores será fundamental, especialmente nas eleições de outubro. Temos que eleger deputados, senadores, governador e um presidente sintonizados com os interesses do povo brasileiro. A FEC estará firme nas lutas gerais organizadas pelas centrais sindicais e as frentes Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo”, disse Araújo.

O dirigente também destacou desafios internos e da categoria. “Vamos intensificar a organização dos comerciários no estado e unificar nossa luta; garantir a democracia interna, com respeito a todas as forças políticas que compõe a FEC, e lançar campanha pela revogação da reforma trabalhista, entre outras ações”, pontuou.

Ex-presidente da federação, Reginaldo Oliveira, fez um balanço da gestão. “Em um quadro de ataques ao movimento sindical e de pabdemia, conseguimos realizar algo, como reafirmar a luta da categoria no estado e em defesa do sindicalismo classista. Firmamos parceria com a Federação dos Metalúrgicos para compartilhar a sede e articulamos diálogos com outras forças políticas para construir a unidade da luta da categoria no estado. Com certeza, essa nova gestão fará um bom trabalho”, enfatizou.

Participando do encontro pelo ZOOM, o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, destacou a importância das entidades sindicais. “Estamos vivendo uma grande regressão no mundo do trabalho, com vários direitos históricos eliminados e o aumento da precarização do trabalho humano. Confiamos que a FEC e o movimento sindical vão jogar papel na mobilização das categorias para barrar esses retrocesso”, afirmou.

PARCERIAS E LUTA POLÍTICA

Presidenta da CTB Bahia, a comerciária Rosa de Souza reafirmou o apoio à luta da categoria e da FEC. “Contem com a central na luta por melhores condições de trabalho no comércio e pelas transformações políticas no País. Nossas entidades vão superar as dificuldades e virar esse jogo por uma vida melhor”, destacou.

Segundo a presidenta da CUT Bahia, Leninha, é essencial reforçar a importância da unidade entre as centrais, federações e confederações de categorias para vencer esse momento difícil. A tese foi endoçada por José Ramos da Nova Central (NCST).

Os vereadores de Salvador, Augusto Vasconcelos e Hélio Ferreira, ambos do PCdoB e sindicalistas, destacaram a luta dos comerciários na capital e cidades do interior, reforçando a solidariedade dos bancários e dos rodoviários à FEC e à categoria. Ao falar sobre conjuntura, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) reforçou que “a participação do movimento sindical será decisiva nas eleições de outubro, para mudar o Brasil com um novo projeto e fazer a Bahia seguir no projeto de mudanças em curso”.

Compartilhe no WhatsApp

Uesc oferta 1.746 vagas em todos os cursos de graduação pelo Sisu

Previous article

Gilmar Mendes pede investigação contra ministro Marcelo Queiroga

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *