A RegiãoDestaques

Ilhéus terá campanha da Hemoba para cadastro de medula óssea

0

Uma parceria entre a Fundação Hemoba e a ONG Enaultinho Rocha, promove uma campanha de cadastro de medula óssea em Ilhéus. Será nos dias 22 e 23 de setembro, das 8h às 17h, na Loja Macônica Vigilância e Resistência. A ação faz parte da celebração do Dia Mundial do Doador de Medula, comemorado no dia 16. Durante o evento, será realizada uma palestra sobre o tema para cerca de 1.000 voluntários.

De janeiro a agosto deste ano, a Hemoba realizou 4.300 cadastros, num total de 210.275 cadastrados desde a criação do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). No estado, 968 pessoas receberam o transplante, o maior número do Nordeste. O Ministério da Saúde instituiu uma meta de 9.244 mil cadastros por ano para a Bahia.

O cadastro pode selecionar doadores para o transplante, utilizado no tratamento de doenças relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico, como neoplasias, leucemias e linfomas.

Criado em 1993, o Redome busca informações de um doador compatível com o paciente. A análise de compatibilidade é realizada por meio de testes laboratoriais específicos, a partir de amostras de sangue do doador e do receptor. Atualmente, estão cadastrados no Redome 5.656.183 doadores, com uma média de 650 pacientes em busca de um doador não aparentado.

QUEM PODE

Para ser doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. O voluntário preencherá um formulário com dados pessoais e realizará a coleta de uma amostra de sangue para testes de compatibilidade.

ONDE SE CADASTRAR

A Bahia possui 27 unidades fixas de cadastro da Hemoba, sendo seis na capital e 21 no interior. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado, deve-se consultar o site da Fundação AQUI.

com informações da Hemoba

Compartilhe no WhatsApp

Setembro Amarelo: PSI/ABCT leva escuta psicológica às ruas de Itabuna

Previous article

Campeonato Interbairros promete movimentar Itabuna no domingo (24)

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *