A RegiãoDestaques

Ilhéus e Itabuna na mira da PF em operação contra fraude a licitação

0

Na manhã desta quarta (11), as cidades de Ilhéus e Itabuna são alvos de uma operação da Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União. É a Operação Nefanda, para combater crimes de fraude à licitação e desvios de recursos federais no enfrentamento da pandemia de coronavírus.

A operação tem o foco em Ilhéus, mas são cumpridos nove mandados de busca e apreensão no município e em Itabuna, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Com dispensa de licitação, a prefeitura contratou uma empresa sem capacidade técnica e operacional, cujo objeto social é “recreação e lazer”, para gerir abrigo de campanha destinado ao acolhimento de pacientes infectados com Covid-19. Ela recebeu cerca de R$ 1,2 milhão para administrar o abrigo.

Segundo a PF, as investigações começaram em novembro de 2020 e revelaram fortes indícios de fraudes no procedimento de dispensa de licitação: ausência de detalhamento do objeto licitado, cotação fraudulenta de preços, direcionamento e início da execução do serviço que seria contratado antes mesmo do encerramento do procedimento de dispensa de licitação.

A PF explicou que os investigados responderão pelos crimes de fraude a licitação, estelionato, peculato, corrupção passiva, falsidade ideológica e associação criminosa.

Com informações do Metro1

Compartilhe no WhatsApp

Bahia deixou de receber quase um milhão de doses de vacina contra a Covid-19

Previous article

Maioria da bancada baiana votou contra PEC do voto impresso

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *