DestaquesGeral

Governo corta 87% de doação de leite a famílias carentes no Nordeste e Minas

0

Em reportagem publicada no portal UOL, o jornalista Carlos Madeiro mostra que uma das principais ações do governo federal no combate à fome no interior nordestino e de Minas Gerais foi drasticamente reduzida em 2022: a distribuição de leite às famílias em extrema pobreza pelo programa Alimenta Brasil (antigo PAA, Programa de Aquisição de Alimentos).

Entre janeiro e agosto, o total de litros distribuídos caiu 87% em comparação ao mesmo período do ano passado. A distribuição de leite dentro do programa Alimenta Brasil é executada apenas no território da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), que abrange os nove estados da região Nordeste e o norte e nordeste de Minas Gerais.

É nessa região da Sudene que estão 11 milhões de famílias. Ou seja, mais da metade dos 20 milhões de famílias que recebem o Auxílio Brasil. O programa do leite, como é conhecido, é tradicional no Nordeste há pelo menos duas décadas.

Sgundo gestores, enfrenta hoje o seu maior desfinanciamento federal e a menor quantidade distribuída. Em agosto deste ano, por exemplo, apenas 54 produtores venderam ao governo um total de 236 mil litros de leite. Para efeito de comparação, em outubro de 2021, eram 4.443 produtores leiteiros que venderam 5,9 milhões de litros de leite. Em janeiro deste ano, nenhum litro de leite foi comprado.

com informações do UOL

Compartilhe no WhatsApp

Gasolina sobe pela segunda semana seguida nos postos, mostra ANP

Previous article

Jerônimo mantém vantagem de 10 pontos contra Neto, mostra AtlasIntel

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *