Após as constantes ameaças do presidente Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF), 14 governadores assinaram uma carta de apoio em solidariedade ao aos seus ministros e às famílias.
No último sábado (15), Bolsonaro afirmou que irá entrar com pedido de abertura de processo impeachment dos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em relação a Moraes, o pedido tem a ver com o pedido de prisão do ex-deputado federal e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, no inquérito que apura ações de milícias digitais.
Além do baiano Rui Costa, assinam a carta os governadores do Maranhão, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba, Espírito Santo, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Amapá e Distrito Federal.
Em um dos trechos do documento, os gestores dizem que “no âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário. Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita”.
A íntegra da carta:
Os Governadores, que assinam ao final, manifestam a sua solidariedade ao Supremo Tribunal Federal, aos seus ministros e às suas famílias, em face de constantes ameaças e agressões.
O Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis.
No âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário. Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita.
Brasília, 15 de a10gosto de 2021.
Com informações do Correio Braziliense
Compartilhe no WhatsApp
Comments