DestaquesPolítica

Governador Jerônimo apresenta programa Bahia sem Fome

0

A Bahia entra de vez na luta contra a fome defendida pelo presidente Lula (PT). Nesta sexta (24), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) apresentou o Programa Bahia Sem Fome, em Salvador. O objetivo é alcançar e dar suporte a cerca de 1,8 milhão de pessoas que hoje se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Serão diversas ações de inclusão social e transferência de renda. A primeira etapa da campanha consiste na arrecadação de alimentos, envolvendo órgãos públicos, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada. “Não chamem as pessoas que estão passando fome de invisíveis, pois todo mundo sabe onde estão. Nós vamos fazer a busca ativa para colocá-los dentro dos programas, e vamos colocar orçamento para essa necessidade”, garantiu o governador.

O Bahia Sem Fome será oficialmente lançado, após a aprovação de Projeto de Lei que o Governo do Estado enviará para apreciação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). “Nós estamos elaborando o documento para que o Bahia Sem Fome seja institucionalizado. Ele irá garantir uma rede de equipamentos públicos e privados para o combate à fome, envolvendo o poder público, a escola pública, os bancos de leite materno, iniciativa privada, na agricultura familiar, com os armazéns, as feiras agrícolas e os centros públicos de economia solidária”, disse o coordenador geral das Ações Estratégicas de Combate à Fome, Tiago Pereira.

PRIMEIROS PASSOS

Na primeira ação do programa, o governo mobilizará a arrecadação permanente de alimentos em órgãos estaduais, nas sedes das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), do Corpo de Bombeiros, das Polícias Civil e Militar, Conder, SineBahia e nos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) espalhados pelo estado. Postos do SAC, Centros Sociais Urbanos, colégios e eventos apoiados pelo Estado, além de empresas e organizações da sociedade civil também serão pontos de coleta de alimentos. Os itens serão distribuídos em igrejas, terreiros, centros comunitários e educacionais, sedes de movimentos sociais, Organizações da Sociedade Civil, Centros de Referência de Assistência Social e Centros de Referência de Assistência Social.

Para ajudar, o Estado também realizará eventos como festivais regionais de música, eventos estudantis e espetáculos como a o Show Elas à Frente, na próxima terça (28), e terá a cantora Daniela Mercury entre as atrações. A iniciativa é uma parceria das secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM), Educação (SEC), Turismo (Setur) e Cultura (Secult). A entrada será um quilo de alimento não perecível (exceto sal), que vai ser revertido para o programa.

Na segunda ação do programa, será realizada a busca ativa de pessoas em situação de vulnerabilidade social de forma articulada com a sociedade civil. Haverá a atualização cadastral do Cadúnico, porta de entrada para uma série de programas de transferência de renda desenvolvidos pelas esferas federal, estadual e municipal.

EIXOS

O Bahia Sem Fome é uma política transversal de apoio a produção, abastecimento, arrecadação, distribuição e acesso à alimentação saudável. Foi divido em seis eixos: Inclusão Social e Socioprodutiva; Abastecimento alimentar e hídrico; Acesso a serviços públicos; Gestão do Sisan (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) no estado e apoio aos municípios; e Participação popular e controle social.

A disponibilidade de água também é uma preocupação do programa, uma vez que a restrição de acesso à água em quantidade e qualidade mantém relação direta com a insegurança alimentar. Através da Secretaria de Infraestrutura e Hídrica e Saneamento (Sihs), o Bahia Sem Fome propõe a criação de ações para a disponibilidade de tecnologias sociais de acesso à água.

com informações do governo estadual

Compartilhe no WhatsApp

Seminário debate ações para recuperação do rio Cachoeira

Previous article

Estudo mostra 80,4% dos reajustes salariais acima da inflação

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *