DestaquesGeral

Estudo brasileiro que busca cura da Aids deve ser retomado até dezembro

0

Até o final do ano, especialistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) retoma os testes clínicos do tratamento brasileiro que eliminou o vírus do HIV, causador da Aids, de um morador de São Paulo. A equipe responsável é liderada pelo pesquisador e infectologista Ricardo Sobhie Diaz.

Segundo ele, nesta nova etapa vai se ampliar para 70 ps participantes dos testes clínicos. “Já temos os recursos, temos a aprovação, só não começamos por causa da pandemia. Entendemos que não seria ético trazer pessoas que estão bem no tratamento com coquetel tradicional para fazer a pesquisa, expondo-as à Covid-19”, justificou.

O voluntário curado é um homem de 36 anos que foi considerado curado após o HIV desaparecer de suas amostras sanguíneas. Ele é o terceiro caso registrado no mundo de cura do HIV, junto outros dois reconhecidos pela comunidade científica: Timothy Ray Brown, na Alemanha, e Adam Castillejo, na Inglaterra. Os dois foram submetidos a um transplante de medula óssea e se livraram do vírus.

No Brasil, os cientistas acompanhavam 30 voluntários que tinham uma carga viral do HIV baixa e por isso não transmitiam a doença, mas faziam tratamento padrão com coquetéis disponíveis. O “paciente de São Paulo”, que fazia parte deste grupo inicial, recebeu um tratamento intensivo que combina o tradicional coquetel de medicamentos com nicotinamida.

Com informações do Metrópoles

Compartilhe no WhatsApp

Dirigente do Sindicacau demitido é reintegrado à Barry Callebaut

Previous article

Secretário de Saúde pede demissão após ofender chef de cozinha

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *