Para melhorar e ampliar o acesso da população de Itabuna ao diagnóstico e tratamento do glaucoma, a Secretaria Municipal de Saúde mudou a marcação e liberação de consultas e procedimentos. A decisão foi tomada em reunião dos departamentos de Planejamento e Regulação da Secretaria com representantes dos prestadores de serviço, hospitais Beira Rio e Day Horc.
“As Unidades Básicas e de Saúde da Família receberão as novas recomendações que serão repassadas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para que os pacientes tenham ingresso mais fácil ao diagnóstico e tratamento da doença”, informou a diretora da Central de Regulação, Annarony Almeida.
Segundo a gestora, uma vez diagnosticado com glaucoma, o paciente ficará vinculado durante todo tratamento a um dos dois hospitais credenciados. E terá acompanhamento contínuo de exames, uma vez que o glaucoma não tem cura e precisa de atenção continuada.
“Para ter acesso ao tratamento, incluindo o recebimento dos colírios, é necessário que o paciente já esteja em acompanhamento em uma das duas unidades credenciadas”, explicou a diretora do Departamento de Planejamento, Fernanda Ludgero.
Com informações da Prefeitura Municipal
Compartilhe no WhatsApp
Comments