DestaquesEconomia

Cresce otimismo dos empresários do comércio baiano

0

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), elaborado mensalmente pela Fecomércio-BA, cresceu 0,9% em julho. Passou de 117 pontos (em junho) para os atuais 118,1 pontos. Essa é a terceira alta consecutiva e o patamar sendo o mais alto desde março de 2020. Na comparação anual, o avanço foi de 24,2%, quando em julho do ano passado o indicador estava nos 95,1 pontos.

A entidade lembra que o Icec varia de 0 a 200 pontos, sendo que entre o intervalo de 100 a 200 pontos é considerado um patamar de confiança dos empresários de Salvador e, de 0 a 100 pontos, nível de pessimismo. Quanto mais perto dos extremos, 0 e 200 pontos, mais confiante ou mais pessimista estará o empresário do comércio.

Todos os três índices que compõem o Icec registraram alta no mês, com destaque para o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec) que cresceu 2% e chega próximo dos 100 pontos, com 99,5 pontos.

“Há um ano, esse índice estava em 69,3 pontos, ou seja, elevação de 43,6%. Além da recuperação natural da confiança com a retomada da economia, é importante lembrar que nesse período do ano passado começavam a gradual reabertura da economia pós segunda onda de Covid-19, ou seja, sendo uma base fraca de comparação”, destaca o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.

O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (Ieec) registrou leve alta de 0,5% e atingiu os 153 pontos, sendo um patamar relativamente elevado de otimismo. Já o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (Iiec) subiu 0,6% em julho e chega aos 101,9 pontos. No contraponto anual o avanço foi de 22,9%. Portanto, os dados do Icec indicam um cenário mais promissor para a segunda etapa do ano.

com informações do Metro1

Compartilhe no WhatsApp

TSE nega a Ministério da Defesa acesso a documentos de eleições passadas

Previous article

Lula e Anitta aceitam convite e participarão juntos de Podcast; vídeo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *