DestaquesPolítica

CPI do MEC será aberta por Rodrigo Pacheco, mas só começa após eleições

0

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta terça (5) que vai fazer a leitura da CPI do MEC para dar seguimento a comissão que investigará suspeitas de corrupção da gestão de Milton Ribeiro no Ministério da Educação. Mas, o senador afirmou que a maioria dos líderes defende que a comissão só seja instalada após as eleições. Ele também anunciou a abertura de outras três CPIs.

Para que a CPI seja aberta e seus trabalhos se iniciem é preciso que, após a leitura da Comissão Parlamentar de Inquérito, que deve ser feita no plenário da Casa, os líderes partidários do Senado indiquem os parlamentares para o colegiado.

“Os requerimentos serão lidos em plenário por dever constitucional e questões procedimentais serão decididas. Porém, a ampla maioria dos líderes entende que a instalação de todas elas deve acontecer após o período eleitoral, permitindo-se a participação de todos os senadores e evitando-se a contaminação das investigações pelo processo eleitoral”, escreveu Pacheco nas rede sociais após a reunião com os líderes.

OUTRAS CPIs

Pacheco disse aos senadores que abrirá ainda outras três CPIs. Além da comissão do MEC, tem uma sobre obras do MEC de gestões passadas paradas, outra sobre a atuação do narcotráfico no Norte e Nordeste do país, e uma terceira sobre a atuação de ONGs na Amazônia.

Com a leitura dos requerimentos, Pacheco deixa a decisão da instalação das CPIs para os líderes do Senado, que serão responsável pela indicações do senadores que integrarão os colegiados. Ele também pediu ao líderes que façam a reflexão se a abertura da comissão é oportuna devido ao momento eleitoral. Faltam apenas três meses para a eleição, em outubro. A proximidade do pleito é um dos principais argumentos da base governista no Senado para adiar a CPI para depois da votação.

com informações de O Globo

Compartilhe no WhatsApp

Ilhéus reinaugura Estratégia Saúde da Família em Nossa Senhora da Vitória

Previous article

Minha Mansão, Minha Vida: Caixa paga obras para ex-presidente do banco

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *