Levantar os problemas da região sul e construir uma agenda propositiva para convidar o governador Rui Costa foi o tema da assembleia Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA). Composto por 10 municípios baianos, o colegiado busca soluções para problemas da região.
A assembleia foi realizada na sede da organização, em Camacan, quando o prefeito de Jussari e o presidente do CIMA, Antônio Valete, se reuniram com os prefeitos consorciados. Os principais problemas levantados estão em rodovias importantes para a região: Canavieiras/ Santa Luzia, Pau Brasil/Potiraguá, BA 676 Una/Arataca, Itajú do Colônia/Santa Cruz da Vitoria, Arataca/Anuri, além da ponte que liga Itajú do Colônia a Palmira e a manutenção das estradas estaduais.
Segundo Valete, a assembleia foi muito produtiva e contou com a presença dos Prefeitos de Camacan Paulo do Gás, de Itaju do Colônia Djalma Duarte,de Una Tiago Birschner, de Santa Luzia Fernando Brito, da Prefeita de Pau Brasil Babi de Prado, e o Secretário de Governo de Arataca Renato Freitas representando o Prefeito Ferlú Mansur. “Os consórcios são uma importante ferramenta na busca de soluções para antigos e novos problemas, em conjunto, buscamos o mesmo objetivo que é o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirmou.
Os prefeitos também debateram soluções para resolver um antigo problema: a elaboração do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos, para resolver a questão dos lixões dos municípios e melhorar a qualidade de vida das populações locais.
No encontro, o presidente do CIMA anunciou boas notícias para os municípios que possuem obras paralisadas do FNDE. “Em sua visita a Andaraí, o governador Rui Costa mostrou-se empenhado em ajudar os municípios a terminarem as obras referentes ao FNDE paralisadas por falta de recursos ou devido à alta dos preços dos materiais de construção ocasionados pela pandemia. Esse é o momento oportuno para os municípios se mobilizarem em busca dessa ajuda que é tão necessária”, pontuou, anunciando a realização da Copa CIMA de futebol entre os municípios consorciados.
Com informações do Políticos do Sul da Bahia
Compartilhe no WhatsApp
Comments