No próximo dia 11 (segunda), o Conselho Municipal de Saúde de Itabuna e a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna realizam a primeira Plenária Municipal de Saúde Mental do município. Será das 7h30 às 14h, presencialmente, no auditório do SEST/SENAT. O ato corresponde a etapa municipal da V Conferência Nacional de Saúde Mental, deliberada pela 16ª Conferência Nacional de Saúde.
Segundo o Conselho Nacional de Saúde, “a Política Nacional de Saúde Mental vem sofrendo ataques constantes desde sua elaboração, aprofundados nos últimos cinco anos e que colocam em risco conquistas históricas”. O órgão reafirma que “as Conferências Nacionais de Saúde Mental contribuem para uma política de Estado de saúde mental, álcool e outras drogas e direciona as políticas de governos em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde”.
O evento é aberto a toda a população, coloca o município nos debates estadual e nacional ajudará a propor diretrizes para a política municipal de saúde mental e de indicar os delegados para a Etapa Macrorregional.
EIXOS TEMÁTICOS
A plenária de Itabuna debaterá o tema central da V Conferência: “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. A partir dai, a plenária se estrutura em um eixo principal: “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o Respeito aos Direitos Humanos”.
E mais quatro eixos temáticos: Cuidado em liberdade como garantia do Direito a Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integridade e equidade; e impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments