DestaquesEconomiaPolítica

Complexo Eólico deve manter a Bahia líder nacional em energia renovável

0
imagem: Feijão Almeida/GovBA

Com investimento de R$ 2,5 bilhões e eletricidade para atender, anualmente, 849 mil residências o Complexo Eólico Aroeira, do grupo Enel Green Power, foi inaugurado nesta sexta (5), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), em Umburanas.

O empreendimento amplia a capacidade de a Bahia produzir energia limpa, gerando emprego e renda. O governador pontuou que a produção de energia limpa será ampliada a partir da inauguração. “A entrega do Complexo Eólico Aroeira vai garantir que a Bahia continue liderando a produção de energia renovável”, afirmou.

São 81 aerogeradores em oito parques eólicos instalados em Umburanas, Morro do Chapéu e Ourolândia. Por ano, o complexo deve gerar o equivalente à energia necessária para abastecer as residências, evitando a emissão de mais de 757 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera. O Governo do Estado tem concedido incentivos fiscais e licenças, garantindo a criação de três mil empregos, com prioridade trabalhadores de comunidades locais e formação profissional.

A Bahia apresentou a segunda maior geração total de energia eólica do Brasil em 2024, devido à sazonalidade dos ventos, correspondendo a 23% da geração nacional, com base nos dados de geração acumulada da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). As 319 usinas em operação no estado produziram cerca de 9,15 mil GWh (Gigawatt-hora), energia suficiente para abastecer nove milhões de residências.

com informações do governo estadual

Compartilhe no WhatsApp

Itabuna “pega a visão” e entrega 2 mil óculos a pacientes do Mutirão de Saúde

Previous article

Governo federal inclui 248 empresários em lista suja do trabalho escravo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *