A RegiãoDestaques

Comitê de crise da região Sul pode combater melhor a pandemia

0
Futuristic coronavirus cells abstract background with glowing low polygonal virus cells and text on dark blue background. Immunology, virology, epidemiology concept. Vector illustration.

Os municípios da região Sul podem observar o exemplo de Salvador e Região Metropolitana para combater melhor os efeitos da pandemia. Lá, os prefeitos decidiram unificar medidas de funcionamento das atividades econômicas.

A ideia básica é um único protocolo e diálogo permanente sobre várias questões e as especificidades de cada município. Os gestores definiram por ações em sintonia. Uma delas, por exemplo, é abrir o comércio no mesmo dia, a partir do protocolo e primando pelo controle da disseminação do coronavírus.

Isso evita a migração de moradores entre as cidades, caso uma delas abrisse o
comércio e as outras mantivessem as lojas fechadas. Tudo porque a circulação de pessoas entre os municípios pode intensificar a proliferação da Covid-19.

TRABALHADORES APOIAM

Para a central sindical CTB Regional Sul, isso seria importante. “Defendemos planos consistentes, baseados na ciência e discutido com a sociedade, universidades, prefeitos e autoridades sanitárias”, afirma Amanda Santos, dirigente da entidade e do Sindicato dos Comerciários de Itabuna.

Segundo a sindicalista, esse plano da região Sul não pode ser uma “cocha de
retalhos” para atender interesses particulares. “As medidas devem buscar a
diminuição da curva de crescimento da doença e desafogar o sistema de saúde. Devem estabelecer o rodízio do funcionamento das atividades econômicas”, afirmou.

Para os empresários vencerem esse momento, a CTB entende que o Comitê poderia analisar a solicitação, aos poderes públicos, de linhas de crédito mais facilitadas para micros, pequenas e médias empresas, dos bancos públicos e, inclusive, da Desenbahia (que já abriu). Além disso, reivindicar a governo estadual e prefeituras a facilitação de questões tributárias para as empresas.

Compartilhe no WhatsApp

Estudantes e professores se posicionam sobre volta às aulas

Previous article

Decisões do STF colocam Lula bem para 2022 e mostram abusos de Moro

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *