Aliados do presidente eleito disseram que Lula pretende anunciar ainda nesta semana os primeiros ministros de seu governo. Fontes cravam Fernando Haddad na Fazenda, o governador Rui Costa (PT) na Casa Civil, a senadora Simone Tebet (MDB/MS) para o Desenvolvimento Social, a ex-ministra Marina Silva para o Meio Ambiente ou um novo ministério, o da Autoridade Climática.
Outro nome que deve ser anunciado é o do ministro da Defesa, já que o ex-presidente do TCU José Múcio Monteiro se reuniu ontem com Lula. Ao final da conversa, informou que a transição na área será administrada a partir da semana que vem de forma direta pelo futuro ministro e pelos comandantes das Forças Armadas. Múcio é cotado para assumir a pasta.
APOIO A ARTHUR LIRA
Em paralelo à nomeação dos ministros, também agita Brasília a eleição para a Presidência da Câmara Federal. O líder do PT, Reginaldo Lopes, confirmou que a legenda e o PSB devem anunciar o apoio à reeleição de Arthur Lira (PP/AL), principalmente devido à necessidade do apoio de Lira para aprovar a PEC da Transição.
Nesta terça (29), o deputado e vice-presidente nacional do PT, José Guimarães, disse que Lira está “afinado” para aprovar a PEC. Também chega a Brasília hoje Alexandre Molon, que tenta se aproximar do novo governo após o imbróglio de sua candidatura ao Senado no Rio de Janeiro.
com informações da Revista Fórum
Compartilhe no WhatsApp
Comments