Um atentado, no sábado (17), poderia ter tirado a vida do índio José Márcio Jacarandá Tupinambá. Sua casa, em Olivença, litoral sul de Ilhéus, foi invadida e depredada por bandidos. Segundo relatos, quase todo o telhado foi destruído e os móveis foram queimados.
Em suas redes sociais, o vereador Cláudio Magalhães Tupinambá (PCdoB) denunciou o fato, associando à luta de Márcio pela demarcação da terra indígena que se estende nos limites dos territórios de Ilhéus, Buerarema e Una.
O parlamentar sustenta que o incêndio foi provocado de forma intencional e criminosa. Ele lembra que, em agosto, Márcio e outros tupinambás vão à Brasília reivindicar que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue inconstitucional o Projeto de Lei 490/2007.
A matéria polêmica propõe que a competência da demarcação de terras indígenas passe do Poder Executivo para o Congresso Nacional. Além de estabelecer a tese do marco temporal como critério para o reconhecimento do direito dos povos originários à terra. O que é rejeitado pelos movimentos indígenas e quilombolas do Brasil.
Com informações do Pimenta Blog
Compartilhe no WhatsApp
Comments