Uma promessa da Prefeitura de Itabuna feita aos catadores do antigo lixão começou a ser cumprida nesta segunda (16) com o 1º Seminário de Capacitação e Formação, na AABB. O evento se encerra na próxima sexta (20) e integra parte das ações visando preparar os catadores para gerir o próprio negócio por meio de sua associação.
Cerca de 160 trabalhadores que sobreviviam da coleta de resíduos, agora estão formalizados por meio da Associação Itabuna Recicla para Viver Melhor. A entidade conta com o apoio da CVR Costa do Cacau, Biosanear e das secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza, Infraestrutura e Urbanismo e de Planejamento.
Segundo o consultor de projetos André Dantas, contratado pela Prefeitura para acompanhar o processo, o seminário inicia uma importante mudança. “Marca o processo de transição de um trabalho informal em condições subumanas para um processo de inclusão sócioprodutiva em que essas pessoas vão desenvolver suas atividades de forma mais humana e inclusiva”, destacou.
Para o coordenador do Projeto Recicla Itabuna, da Secretaria de Planejamento, Rosivaldo Pinheiro, o trabalho passará a ter visibilidade e o respeito que merece. “Os catadores de recicláveis terão uma organização social e econômica que permitirá uma estrutura de ganho economicamente, socialmente e ambientalmente correta”, disse.
O gerente comercial da CVR Costa do Cacau, Maurício Sena, destacou que “esse evento é mais um passo na capacitação dos catadores para que possam atuar na unidade de triagem e sejam inseridos no mercado de trabalho”.
Com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments