DestaquesEconomia

Caminhoneiros alertam para falta de diesel por corte da Petrobras

0

Um possível desabastecimento de diesel pode acontecer por causa de cortes que a Petrobras estaria promovendo no fornecimento às distribuidoras. O alerta é de lideranças dos caminhoneiros ligadas aos autônomos, revelado pelo colunista do UOL, Chico Alves.

Um comunicado encaminhado no sábado (15), pela Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Autônomos (Abrava), informa aos motoristas que a diminuição da oferta nos postos fará os autônomos sofrerem bastante já que, diferente de empresas ou frotas, eles não possuem bombas para manter o próprio abastecimento.

Com isso, a Abrava aponta que provavelmente o diesel terá que ser importado, “o que gerará um acréscimo no valor do litro próximo a R$ 0,60 (sessenta centavos) graças à política de paridade internacional de preço dos combustíveis que a Petrobras segue”, diz o texto.

GREVE À VISTA

Representantes de motoristas autônomos haviam decidido que a categoria entrará em greve caso sua pauta não seja atendida. Para o presidente da Abrava, Wallace Landim, conhecido como Chorão, o risco de desabastecimento também pesou no indicativo de greve. “Foi um motivo a mais”, diz ele.

O secretário nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), Carlos Alberto Litti Dahmer, avalia que a situação é resultado da política da Petrobras, não só de preços, mas com relação ao refino.

“Temos uma refinaria vendida, na Bahia, e as outras sete refinando apenas 40% da sua capacidade. Então é preciso buscar isso fora, enquanto poderíamos ser praticamente autossuficientes”, acredita Dahmer. “É um crime o que vem sendo feito pelos governos nessa área”.

Compartilhe no WhatsApp

Presidente do Conselho de Medicina pediu uso de cloroquina contra Covid

Previous article

Com pandemia, comércio online mais que dobra e já chega a 21% das vendas

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *