DestaquesGeral

Bom acordar e saber qual remédio mais eficaz contra insônia

0

Um estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, revela que o lemborexant se mostrou o mais eficaz, tanto no tratamento agudo quanto no de longo prazo, do distúrbio do sono. A pesquisa avaliou os medicamentos contra a insônia mais usados no mundo.

O remédio tem a aprovação de uso nos Estados Unidos desde 2019, com o nome comercial de Dayvigo, mas ainda não é vendido no Brasil. Ele pertence à classe de medicamentos chamados antagonistas (bloqueadores) da hipocretina, um neurotransmissor que regula a excitação, a vigília e o apetite.

Liderada pela professora Andrea Cipriani, consultora do sistema de saúde inglês, a pesquisa foi publicada em julho na revista The Lancet e é a maior feita até hoje sobre o tema. Os cientistas compararam a eficácia de 30 medicamentos usados contra a insônia – licenciados ou não – por 44 mil pessoas, tendo como base 154 estudos clínicos publicados anteriormente.

Os participantes foram avaliados quanto à qualidade do sono, os efeitos da interrupção do tratamento e a presença de quaisquer eventos adversos, como tontura, náusea, fadiga, dor de cabeça, sedação e sensação de sonolência.

“Claramente, a necessidade de tratar a insônia da maneira mais eficaz possível é muito importante, pois pode ter efeitos indiretos na saúde do paciente, na vida doméstica e no sistema de saúde em geral”, destacou a professora Andrea Cipriani, à agência de notícias da universidade.

com informações do Metropóles

Compartilhe no WhatsApp

Também no Bonfim, ACM Neto diz que fará debate construtivo

Previous article

Ilhéus é no braço: tem 4ª dose da vacina contra Covid para maiores de 30

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.