DestaquesGeral

Bahia confirma variante indiana e sul-africana da Covid-19

0

Após o Laboratório Central (Lacen-BA) detectar três amostras da variante indiana da Covid-19 (Delta) e uma sul-africana (Beta) no estado, o governo propõe antecipação da 3ª dose em 281 municípios baianos. O governador Rui Costa se reuniu com técnicos da Sesab e propôs o início imediato em todos os municípios que já alcançaram a faixa etária de 18 anos.

Cabe a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) decidir, pois é uma instância deliberativa do SUS, reunindo representantes dos 417 municípios. De acordo com a secretária interina da Saúde, Tereza Paim, 281 municípios se enquadram nesta característica. “Sendo que a imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca”, afirma.

A dose de reforço está estimada para um público superior a 950 mil baianos e a ação será destinada a todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e para pessoas acima de 70 anos vacinadas há 6 meses. A Sesab fará ainda o rastreamento por meio de teste de antígeno e RT-PCR nas regiões onde foram detectadas as variantes.

Todos os pacientes internados nas UTIs com Covid-19 terão amostras colhidas e sequenciadas para identificação do tipo da variante. “É preciso que os municípios acelerem a vacinação para impedir o avanço de novas cepas, bem como manter o distanciamento social, higienizar frequentemente as mãos e continuar usando máscara”, ressalta Tereza Paim.

A secretária explica ainda que apesar da detecção dessas variantes, a Gamma (antiga P.1, originária em Manaus) ainda é responsável por quase 80% das infecções no estado. O Lacen-BA analisou amostras de mais de 150 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde. Em onze meses, já realizou 520 exames de sequenciamento genético do vírus da Covid-19.

Com informações da Sesab

Compartilhe no WhatsApp

Brasil da pandemia ganha 42 novos bilionários, mostra revista Forbes

Previous article

Senadores e deputados baianos entre os 100 mais influentes do Congresso

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *