DestaquesEconomia

Artesanato baiano celebra crescimento de 20% este ano

0

O artesanato é um bom negócio e fonte de renda para aproximadamente 17 mil pessoas na Bahia. O setor ganha destaque no estado e cresceu 20% neste ano, comparado a 2022, segundo a Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia (CFA), vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Para o coordenador da CFA, Weslen Moreira, a Bahia é um cenário fértil para o desenvolvimento do artesanato e isso vem sendo impulsionado com iniciativas e eventos específicos para esses profissionais. “Temos uma diversidade muito grande que é próprio de um lugar ancestral que é a Bahia. Essa trajetória indigena e afro europeia nos garante uma criatividade e uma capacidade de produzir coisas que é algo ímpar no mudo. Nós temos produção das melhores do mundo, falo isso com muita segurança”, afirma.

Entretanto, os artesãos enfrentam dificuldades na valorização e exposição de seus trabalhos. Um dos desafios é justamente o perfil de seus empreendedores. Segundo Weslen, em sua maioria, os artesãos têm uma renda mensal de até um salário mínimo e não são formalizados.

Por isso, a CFA tem orientado e feito um trabalho para que esses profissionais façam a carteirinha na própria coordenação. Com isso, o volume de artesãos cadastrados no estado saiu 14 mil no ano passado para 17 mil neste ano, colocando a Bahia na segunda posição no ranking nacional de cadastros desses profissionais.

com informações da Setre

Compartilhe no WhatsApp

Em Itabuna, polícia apreende mais de 120 quilos de maconha

Previous article

Novo golpe começa pagando R$ 20 no Pix; veja dicas para não cair

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *