A RegiãoDestaquesPolítica

Amurc e municípios comemoram sanção da Lei das Associações

0

O movimento municipalista, liderado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Amurc e os municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste, comemoram a segurança jurídica de sua atuação com a sanção da Lei 14.341/2022. Chamada de Lei das Associações, a norma aprovada pelo Congresso Nacional foi publicada no Diário Oficial da União do dia 19/05.

Para regulamentar a representação dos Entes municipais por meio de entidades colegiadas, a Confederação lutou pela mudança do Código de Processo Civil previsto na Lei 13.105/2015. O compromisso para aprovação da matéria foi assumido durante a XXIII Marcha a Brasil em Defesa dos Municipios, em abril deste ano.

Foram mais de sete anos de trabalho em busca de paridade, uma vez que os demais Entes federados contam com órgãos institucionalizados de caráter político-representativo. Com a lei, a CNM poderá postular em juízo, em ações individuais ou coletivas, na defesa dos interesses municipais, na qualidade de parte, terceiro interessado ou amicus curiae (Amigo da Corte).

A lei garante a atuação perante os Poderes Executivos da União, dos Estados e do Distrito Federal e a defesa dos interesses comuns em processos administrativos que tramitem perante os Tribunais de Contas e órgãos do Ministério Público.

com informações da Amurc

Compartilhe no WhatsApp

Baixaria de alto nível entre moradores e síndico de condomínio de luxo

Previous article

“Ó, mundo tão desigual”: a cada novo bilionário, 1 milhão de pessoas na extrema pobreza

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *