DestaquesPolítica

Aliados articulam PEC que blinda Bolsonaro com cargo vitalício; TEM RESUMO

0

Segundo a colunista do g1 Andréia Sadi, parlamentares aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) voltaram a articular uma proposta de emenda à Constituição que blinde todos os ex-presidentes da República para evitar que sejam alvos de prisão quando deixarem os cargos.

A proposta já havia sido levantada em 2021 e voltou a ganhar força dos políticos do entorno do presidente com o próprio chefe do Executivo e seus familiares, caso ele perca a eleição, com processos e investigações que correm na Justiça. O blog apurou que uma das ideias é conceder uma espécie de cargo de senador vitalício aos ex-presidentes, garantindo foro privilegiado e imunidade parlamentar aos políticos.

Para justificar que a medida não beneficiaria apenas a Bolsonaro, líderes do Centrão afirmaram que lideranças ligadas ao MDB e também ao ex-presidente Lula (PT) seriam a favor da proposta e estariam dispostos a costurar um acordo para sua aprovação.

COMBINAR COM O JUDICIÁRIO

Mas, na avaliação desses parlamentares, a proposta só será aprovada antes da eleição se houver um “pacto” com o Judiciário. Por isso, lideranças do Centrão têm conversado com integrantes dos tribunais superiores para costurar a medida – em troca, bolsonaristas se comprometeriam com uma trégua nos ataques ao TSE e ao STF. Para aliados de Lula ouvidos pelo blog, à medida que o Centrão chama de “conforto jurídico” – se aprovada – não passaria de uma concessão ao presidente Bolsonaro e seus familiares.

RESUMO DA ÓPERA – Bolsonaro e seus aliados prometeram um novo Brasil e vão entregar um país esfacelado economicamente, com a imagem péssima no exterior, cheio de casos de corrupção e sem rumo. Com a possibilidade grande do presidente perder as eleições e depois responder a processos e ser preso, fazem uma jogada envolvendo ex-presidentes para protegê-lo. Lamentável ver todo esse descalabro, que precisa de uma  reação da sociedade.

Compartilhe no WhatsApp

Comissão rejeita adequar jornada dos comerciários à jornada geral

Previous article

Sindicato dos Bancários protesta contra assédio moral em Ilhéus

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *