Se tem uma categoria que merece valorização é a dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Em Ilhéus, os profissionais celebram uma importante conquista: o piso nacional de R$ 1.550,00, e retroativo. A vitória também é do Sindicato profissional, o SINDIACS/ACE, após reunião, dia 17/05, com o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), quando trataram da Campanha Salarial 2021.
No encontro, também foi assinado e encaminhado a autorização do Incentivo 2020, sendo 50% de Incentivo e 50% em Auxílio Fardamento (a primeira parcela paga na folha de julho e a segunda, na folha de agosto).
O prefeito encaminhará à Câmara Municipal projeto de lei que formaliza o piso e a retroatividade. Além disso, o prefeito se comprometeu em apreciar o Plano de Carreira dos ACS/ACE; rever o desconto do Vale Transporte de 6%; analisar o percentual de reajuste do Vale alimentação e criar, em junho, um Grupo de Gerenciamento Estratégico para fortalecer a atenção primária.
“Felizmente as negociações atenderam pontos essenciais para a categoria, como a questão do Incentivo 2020 e do Piso Nacional, além de apontar perspectivas, como em relação ao Plano de Cargos. Seguiremos lutando em defesa de mais direitos e conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras”, disse a presidenta do Sindicato, Zilar Portela.
Também participaram da reunião a diretora Maria Izabel, o vice-prefeito Bebeto Galvão, o vereador e agente comunitário Ederjunior dos Anjos, além das lideranças da categoria Daniel Santos, Cristina e Leide Xavier.
Compartilhe no WhatsApp
Comments